Brincadeira de criança: Crossfit e Funcional se adaptam para atender o público infantil

0
81

 

“É uma forma muito divertida de ficar saudável!” É assim que Bruna Vilhena, 10 anos, descreve as aulas de Crossfit e Funcional, que faz semanalmente na Cia Athletica, em Belo Horizonte.

Assim como ela, outras crianças estão frequentando academias, não somente para as tradicionais aulas de balé, judô ou natação. Muitas tem buscado uma atividade mais dinâmica e, por isso, modalidades especiais como o Crossfit vem fazendo sucesso nessa faixa etária.

Hoje, 24% do público da Cia Athletica na capital mineira é formado por crianças entre 0 e 14 anos, o que equivale a cerca de 400 pessoas.

“Esse tipo de treinamento funciona como uma maneira divertida e atual de desafiá-las oferecendo experiências motoras diferentes, que é o que elas mais precisam nesta fase”, explica Letícia Ribeiro, educadora física e gerente do programa Kids da Cia Athletica.

“A aula de ginástica tradicional continua sendo uma excelente opção, porém a nova geração gosta de dinamismo, de novidades”, comenta a educadora.

E Bruna concorda. “A gente se diverte muito durante as aulas e não para um minuto”. A aluna prefere os exercícios de corda de escalada e circuito. “Achava que era fácil, mas agora sei que não é”, brinca.

A mãe, Renata Vilhena, fazia algumas aulas de Funcional na academia e deu a maior força quando Bruna pediu para experimentar também. “Achei que ia ser bom para seu desenvolvimento e coordenação. Lembro dela comentando como abdominal e prancha eram difíceis, quando fez pela primeira vez. Agora ela está mais acostumada”, explica Renata.

“Acho que esse tipo de atividade ajuda muito, desenvolve a força, ensina a trabalhar em equipe, a ganhar e a perder – que também é um importante aprendizado”, complementa a mãe.

A educadora física concorda. “Tanto o Funcional quanto o Cross Kids trabalham de maneira globalizada diversas habilidades e capacidades físicas e psíquicas, o que faz com que as crianças possam desenvolver vários estímulos ao mesmo tempo”.

Crossfit

O Cross Kids da Cia Athletica utiliza a base do adulto – LPO (levantamento de peso olímpico), movimentos ginásticos e cardio, mas de maneira extremamente lúdica, trazendo exercícios diferentes, de forma segura e desafiadora para as crianças.

“Não tem nenhuma contraindicação, mas é preciso sempre adaptar os exercícios para que todos possam participar”, conta Letícia. A aula oferecida na Cia Athletica é para crianças de 7 a 14 anos.

Funcional

O Treinamento Funcional é baseado em exercícios que fazem parte do nosso dia a dia, como puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr ou saltar. Normalmente utiliza o peso do próprio corpo ou, às vezes, alguns implementos para deixar a aula ainda mais variada.

“A ideia é sempre trabalhar o corpo de forma global, através de exercícios multiarticulares e multiplanares”, explica a educadora física.

Uma vantage

m é que o Treinamento Funcional pode ser feito em vários lugares – dentro da academia, numa praça, em um parque -, o que o torna ainda mais interessante por não ter tanta rotina.

A aula oferecida na Cia Athletica atende crianças de 5 a 6 anos e também de 7 a 14 anos.

 

Foto: Bruna Vilhena – Crédito Charlles Assis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here