O Museu dos Brinquedos convida toda a família para Brincar de Livraria na programação de sábado, dia 31 de agosto

0
194

Os visitantes poderão brincar de faz de conta e ser livreiro ou escritor, num dia repleto de diversão! E curtir também um bate-papo com a escritora e jornalista Rosa Maria Miguel Fontes

Neste sábado, dia 31 de agosto, o melhor programa para a família é se divertir num lugar muito especial dedicado ao brincar. O Programa Brincar em Família, do Museu dos Brinquedos (na Avenida Afonso Pena, 2564 – Funcionários, Belo Horizonte) elaborou para o próximo final de semana atividades lúdicas que irão resgatar uma animada brincadeira de faz de conta: Brincar de Livraria. Além de compartilhar memórias e afetividades brincando, os visitantes de todas as idades poderão curtir também as oficinas, exposição de brinquedos, brincadeiras coletivas no pátio e muita alegria e diversão.

“Ao brincar, descobre-se e redescobre-se o mundo e se aprende a lidar com a realidade, construindo valores essenciais que norteiam nossas atitudes por toda a vida”, explica a diretora executiva do Museu, Tatiana de Azevedo Camargo, diretora executiva do Museu dos Brinquedos e neta de dona Luiza, idealizadora deste lugar mágico.

Para deixar essa brincadeira de livraria ainda mais divertida, o Museu receberá uma escritora de verdade! A partir das 16 horas, a jornalista Rosa Maria Miguel Fontes irá participar de um bate-papo sobre seus livros “O abraço das cores” e “Hikôki e a mensageira do Sol”. Nessa conversa com os leitores de todas as idades, a autora falará sobre criar e contar histórias e como a literatura e o hábito da leitura são tão importantes e podem fazer da nossa vida ainda mais interessante e animada.

Rosa Maria Miguel Fontes

Desde criança, Rosa Maria Miguel Fontes cria histórias. Mas antes de poder publicá-las, ela trabalhou muitos anos como jornalista.

Publicou “Hikôki e a mensageira do Sol” (2011) e “O abraço das cores” (2013) pela Miguilim Editora. Depois, lançou “A menina e o segredo da fadinha” (2016) pela Editora Pingo de Letra e, em seguida, “Vovó inventa palavras” (2017), pela Páginas Editora. Na literatura infantil ainda trabalha como editora do blog informativo “Conta uma história” criado por ela em 2011.

O seu primeiro livro para o público adulto será conhecido em 2020 com o lançamento pela Miguilim Editora de “Sonen de salvar, biografia de Tetsuo Watanabe”.

“Hikôki e a mensageira do Sol” e “O Abraço das Cores”

Seria possível um Sol permanente e dias sempre iluminados? Nada de lua, nada de noite. Só dia. Apenas Sol? Este é o desejo de Ana Laura, personagem da história, sempre inconformada de ver o Sol se pôr para a noite chegar. Nos dias de chuva, ela chora uma enxurrada de lágrimas por causa do sumiço do seu astro preferido. A história traz um personagem real e se baseia numa vivência infantil. A partir daí, é que a autora entra com a imaginação e a criatividade.

A história de “O Abraço das Cores” parte de um personagem real, Camila, que gosta muito de colorir, porém, despreza o Vermelho. Daí em diante, prevalece a criatividade da autora para contar que a cor desprezada foi influenciada por este sentimento e por isso acordou aborrecida e mal-humorada.

Museu dos Brinquedos: Um lugar para brincar

No dia 31 de agosto, os visitantes poderão se divertir com uma programação muito especial elaboradas pela equipe do Museu dos Brinquedos:

10 às 17 horas:

  • Que tal fazer de conta? Livraria: dia de fazer uma das compras mais deliciosas – livros! E vai ter livreiro para dar dicas, local para leitura e escolher o que vai levar e ainda presença de autores nessa livraria autografando os livros comprados pelos clientes leitores!
  • Que tal brincar no quintal? Pátio de muitas brincadeiras coletivas com os educadores.
  • Que tal compartilhar histórias e memórias? Exposição para lembrar, aprender e compartilhar.

16 horas:

  • Bate-papo com a escritora e jornalista Rosa Maria Miguel Fontes: A livraria de faz de conta recebe uma escritora de verdade, que promete envolver a garotada numa conversa descontraída sobre os livros “O abraço das cores” e “Hikôki e a mensageira do Sol”, e também literatura e criação de histórias.

11h30 e 14 horas:

  • Que tal construir seu próprio livro? Nesse sábado vai ser o dia de todos escreverem seu livro a partir de um fio de prosa a ser lançada pela equipe do Museu: Uma história muito enrolada! E depois correr para a Livraria do museu para vender e autografar seu livro para o papai e a mamãe!

 

Sobre Museu dos Brinquedos

O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006, com a missão de preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil. De uma coleção particular de brinquedos da querida Vovó Luiza, surgiu a valorização do ato de brincar. De lá pra cá ele vem se transformando e transformando pessoas. Já recebeu cerca de 95 mil visitantes espontâneos, 170 mil visitantes de escolas, universidades e grupos de terceira idade e promoveu mais de 300 apresentações culturais e mais de 60 ações e projetos itinerantes e de formação. O Museu conta com patrocínio da Gasmig e do Instituto Unimed-BH como mantenedor, por meio do incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio das empresas Marcelo Guimarães Advogados e Associados e Decta Contabilidade.

 

Acompanhe nossas redes sociais no facebook e instagram: @museudosbrinquedos

Veja nosso vídeo institucional: https://youtu.be/j7RJ0eLIQtI

 

Museu dos Brinquedos

Localização: Avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários – Belo Horizonte/MG

Horário de funcionamento: das 9 às 16 horas (seg. a sex.); das 10 às 17 horas (sábados e feriados)

Entrada: R$ 12,00 (meia) R$ 24,00 (inteira)* para permanência no local (toda a programação do Museu inclusa)

☎(31) 3261-3992 / wpp:  99953-6020
✉Afonso Pena, 2564 Funcionários, BH/MG

www.museudosbrinquedos.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here