Regional Norte realiza pré-conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

0
134

A Coordenadoria de Atendimento Regional Norte (CARE-N) em parceria com as Diretorias Regionais de Assistência Social, Saúde e Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e ONG’s (Organizações Não Governamentais) realizaram na última sexta-feira (14), a 9ª Pré-Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Regional Norte, reunindo mais de 250 participantes para debater o tema: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.

O encontro foi realizado, à tarde, no CRAS NOVO AARÃO REIS, com indicação dos delegados que representarão a região na Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro. As Pré-Conferências Regionais fazem parte do processo conferencial da Política Pública de Assistência Social em Belo Horizonte e tem o objetivo de pautar as especificidades locais, regionais, de público e de território.

Antes da Pré- Conferência, foram realizada as Conferências Livres no período de fevereiro à junho, que constitui-se numa das etapas da Conferencia Municipal e teve como objetivo sensibilizar, mobilizar e debater com a sociedade, principalmente com crianças e adolescentes, as políticas de âmbito municipal, estadual e nacional.

Participaram da Pré-Conferência da Norte, crianças, adolescentes e jovens, que discutiram os seguintes temas: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; Participação, comunicação social e protagonismos de crianças e adolescentes e Espaço de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Entre os participantes estava o adolescente, Carlos Henrique de Araujo, 16 anos, que defende um olhar a mais para os jovens ociosos. “Eu acho importante que a Pré-Conferência tenha um olhar para os jovens, que precisam de atividades, como esportes, para sair da ociosidade”, explicou.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Pinto Colares, participou da abertura, juntamente com o Presidente CMDCA/BH, Marcelo Moreira de Oliveira e do Thiago Alves da Costa, Subsecretário de Direito e Cidadania. “A Pré-conferência é um momento muito rico para debatermos sobre os desafios e avanços dos Direitos da Criança e do Adolescente, do espaço onde o Conselho que coordena esse processo. É um desafio ainda maior, tendo em vista esse contexto que crianças e adolescentes participam do processo de política pública, criando instrumentos para que possam participar de forma permanente dessa discussão”, disse.

O evento contou com apresentações artísticas, como o teatro do MOBS, que apresentou uma peça sobre o próprio tema da Pré-Conferência: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, além das apresentações dos adolescentes integrantes do PROJOVEM ADOLESCENTE do CRAS Zilah Spósito; e, apresentação dos adolescentes integrantes do Arte da Saúde da Regional Norte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here